sábado, 27 de fevereiro de 2010

Manhattan#01: Ache o seu Caminho

Sabe-se que a cidade de Nova York (ou Nova Iorque) é formada por cinco distritos, sendo eles Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Aqui, falarei mais sobre Manhattan, pois é a região de meu maior conhecimento. Entretanto, isso não impede que vez ou outra comentários sejam feitos sobre as outras regiões.

A cidade foi primeiro chamada de Nova Amsterdã, deixando claro que foi primeiro posse dos holandeses no início do século XVII. Porém, mais tarde passou para a mão dos ingleses e ganhou o nome de Nova York.

Curiosamente, Manhattan - de onde a cidade se originou - foi "vendida" para os holandeses pelos nativos pelo equivalente a míseros US$24 atuais. Um absurdo para os amantes da cidade que dariam tudo para poder comprá-la por esse preço - ou até um pouco mais ;) - hoje em dia. O que os holandeses não sabiam é que, na verdade, os locais não tinham noção de território e de posse, praticamente invalidando a transação. Essas informações podem ser encontradas no livro "A Grande Ostra" de Mark Kurlansky que relata a história de Nova York baseada em uma de suas riquezas naturais, a ostra.

Noções Básicas de Direção

Para andar em Nova Iorque como um nova iorquino, é preciso ter algumas noções básicas de localização.

1. A cidade é divida entre East e West. Os pontos de referência são os rios, o Hudson e o East, que passam ao lado da ilha na direção norte-sul.

2. As ruas paralelas aos rios são, em sua maioria, avenidas numeradas, como por exemplo a famosa 5a Avenida. Existem as não-numeradas, como a Park Avenue.

3. As ruas transversais aos rios também são, em sua maioria, numeradas, como a 4th Street ou a 69th St.
Por exemplo, se temos um endereço que nos informa a 5a Avenida com a 50th Street temos a localização da St. Patrick's Church.

4. A ilha também é dividida em bairros/regiões, como o SoHo (South of Hudson), Harlem, Greenwich Village etc.

5. Além de bairros/regiões, é possível encontrar mini-bairros que reúnem uma específica nacionalidade como Little Italy, Little Brazil e China Town (que já é bem grande, na verdade).

6. É imprescindível ter noção da Broadway, rua que corta em diagonal toda Manhattan (ver figura ao lado) e que também dá nome à região dos teatros, próxima à famosa Times Square.

Tais numerações e divisões tornam fácil a caminhada/passeio pela região que recebe incontáveis turistas durante o ano todo procurando entender a magia da cidade.

Um comentário:

  1. Oii Mo!
    Gostei muito da sua iniciativa de retratar (sorry, não veio uma palavra melhor) a sua paixão por NYC por meio das letrinhas

    VOu consultar o seu blog ao invés de me ater aos guias de viagens desatualizados e chatos, tipo Frommer's, etc, pq eu sei que a suas dicas serão muito útéis para mim.

    Perai rapidinho que eu vou anotar umas dicas aqui

    ResponderExcluir